Hoje vou falar aqui de educação, mas no sentido de boas maneiras. Depois falarei sobre educação propriamente dita, no sentido de ensinamento, pois isso é um assunto que é essencial para o desenvolvimento do nosso país.
Ao chegar à noite em meu quarto, percebi que havia um chiclete colado na minha calça.Isso, além de ter me deixado um pouco chateado por não conseguir retirá-lo totalmente, me fez recordar um fato que marcou minha primeira viagem que fiz ao exterior. Estando eu vislumbrado com todas as maravilhas da Disney, notei que as crianças, ao colocar um chiclete na boca, não jogavam o papel no lixo, e sim, guardavam em seus bolsos. Isso me deixou intrigado, já que havia lixeiras pelo parque. Mas depois vi que o motivo disso era que, ao terminar o chiclete, as crianças o embalavam novamente no papel, para ai sim, jogar no lixo, ou caso não houvesse um por perto, guardá-lo embrulhado no bolso até achar um, já que assim o chiclete não grudaria. Isso me chamou bastante a atenção por nunca ter visto isso por aqui. O mais comum era se ver jogar o chiclete no chão, já que lixeiras são muito difíceis de serem achadas em minha cidade e na maioria das cidades brasileiras. Essa atitude inevitavelmente faria uma pessoa insatisfeita, pois teria esse chiclete grudado em sua roupa ou calçado.
Além disso, há outras coisas que se vê em países do exterior e dificilmente se vê no Brasil, como:
- Respeitar a faixa de pedestre;
- Não buzinar desnecessariamente (isso já é parte de nossa cultura);
- Respeitar as leis de trânsito;
- Ser pontual;
- Honrar os compromissos...
Para sermos um povo mais educado, basta apenas que se conscientize as crianças desde cedo, sendo essa conscientização tarefa dos pais e da escola.