quinta-feira, 11 de setembro de 2008

País Tropical


Desde criança, ouvia a letra da música País Tropical de Jorge Ben Jor e sempre achei uma canção que representava o Brasil, nosso país amado.
Quando estava ouvindo a canção no Brazillian Independece Day que passou na Globo, resolvi prestar um pouco mais de atenção na letra:

"Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza
(Mas que beleza!)
Em fevereiro (Em fevereiro!)
Tem carnaval (Tem carnaval!)
Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo, tenho uma nêga
Chamada Tereza...

Sambaby, Sambaby
Sou um menino
De mentalidade mediana
(Pois é!)
Mas assim mesmo feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
(Pois é!)
Pois eu sou feliz
Muito feliz, comigo mesmo..."

Lendo a canção, vemos claramente um rapaz que se contenta por morar num país bonito, se alegra por saber que tem carnaval em fevereiro, é feliz porque tem um simples fusquinha, um violão, torce um time de futebol e tem uma mulher
No outro estrofe, o mesmo se declara um garoto de mentalidade mediana, ou seja, idiota, mas mesmo assim feliz da vida. Resumindo: um típico brasileiro.
Qual a aspiração de vida dele? Nenhuma. Pra ele, só isso ta bom, o Brasil pode ta se lascando de corrupção, violência e o escambau que tá ótimo a vida com mulher, carro, futebol e festa...
Acabei de descobrir que a canção que eu cantarolava desde crianca diz que devemos ser alienados.
e o pior, as pessoas ainda cantam com orgulho. E você, já tinha visto essa música por esse aspecto?

6 comentários:

... disse...

o ruim não é a música falar isso e sim saber que muitos realmente tem nisso o único objetivo da vida...

Ynot Nosirrah disse...

Tá show esse blog de vocês. Bastante objetivo. Bota aí um link pro meu que eu ponho pro de vcs.

Unknown disse...

Cala a boca

Unknown disse...

Vai pro Xvideos,, teressa

Unknown disse...

Vick capivara

Kátia Predebom disse...

Na vdd essa música é do movimento Tropicália, época da ditadura, onde usavam muito da ironia para criticar, uma vez que havia repressão de letras. Essa música na verdade é uma verdadeira crítica.